Apresentação:

Olá músicos, educadores musicais e afins...

Meu nome é Alexandre Bueno sou músico profissional e aluno do 3º ano do curso de Educação Musical pela Ufscar na modalidade de EaD.

Este Blog é parte integrante da matéria de Tecnologias da Internet para Educação Musical e falará, entre outras coisas, sobre Educação Musical e EaD.

Espero que todos gostem e possam utilizar os conhecimentos aqui postados...Abraço!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Essa foi uma atividade referente a segunda unidade da matéria na qual nos foi pedido para que escrevessemos um texto dissertativo sobre o papel da inclusão digital no processo educativo a partir do conteúdo ditático apresentado.

Apesar do meu esforço minha nota foi apenas 5, de qualquer maneira deixo aqui o meu texto:

A inclusão digital é sem dúvida tema de muito debate e discussão no país e no mundo, ainda mais nos dias de hoje. Através do avanço tecnológico sem precedentes que vivemos hoje, o conhecimento tecnológico se tornou imprescindível para que possamos usufruir das facilidades tecnológicas disponíveis. Hoje podemos dizer que existe um novo tipo de analfabeto, o analfabeto digital. Somente através de políticas públicas eficazes e massivas é que poderemos dar conta da demanda existente por parte da população por essa capacitação.
O termo inclusão digital é muito amplo e conta com diversos aspectos além da capacitação tecnológica necessária para usufruto da mesma. Outro problema é o acesso da população a computadores e ferramentas tecnológicas modernas. Esse acesso é ainda muito caro para a grande maioria da população de países em desenvolvimento como o Brasil e, portanto se torna uma realidade apenas para um seleto grupo de pessoas. Ainda que todas as pessoas tivessem acesso a um computador e soubessem como usá-lo, isso ainda não poderia ser considerado inclusão digital, pois uma característica importante da inclusão digital é que estes computadores estejam interligados entre si e a internet, de preferência com banda larga, formando assim uma rede de conhecimento e atuação globais.
O termo inclusão digital portanto envolve diversos aspectos e necessita que aconteça concomitantemente uma inclusão social do usuário. É muito importante que a sociedade promova essa inclusão de maneira que as novas tecnologias ajudem na diminuição do abismo social que vivemos hoje, usando essa tecnologia para o benefício de todos.
Uma crítica que alguns especialistas fazem a chamada inclusão digital é de ela na realidade aumenta ainda mais esse abismo, já que somente as pessoas que tem dinheiro suficiente para ter um computador com banda larga e aprender como usá-lo é que podem usufruir dos benefícios que essa tecnologia dispõe. Dentre esses benefícios podemos citar alternativas em telefonia por exemplo, compras on-line, marcação de consultados e inscrições em concursos, ect. Será que essas tecnologias estão de fato a disposição de todos?
Em minha opinião, é nessa hora que o estado deveria aparecer. É dever do estado que, assim como divulga e utiliza essas novas tecnologias, garanta através de investimento público que a população tenha acesso as mesmas. A população de baixa renda deve ter meios de acessar essas tecnologias gratuitamente ou, em alguns casos, ter tais tecnologias levadas até elas.
Acredito que, apesar da crítica feita, a tecnologia pode sim ajudar que o abismo social que vivemos no Brasil e no mundo diminua. Se bem utilizada, a internet pode ser uma ótima ferramenta para a educação em locais de difícil acesso, através da educação à distância por exemplo, além de facilitar e agilizar processos que dependeriam da presença de pessoas.
Essa é, a meu ver, a maior contribuição da inclusão digital no processo educativo. Ela facilita e otimiza enormemente o acesso das pessoas à informação de todas as naturezas. Acredito que através da inclusão digital podemos no futuro conquistar algo que até hoje foi impossível, a alfabetização de toda população mundial. Os computadores não param de evoluir e se tronar mais acessíveis financeiramente e portanto cada vez mais pessoas estão tendo acessos a eles. Muitos lugares que não tem correios ou telefones públicos, já possuem uma lan house.
Vejo tudo isso com bons olhos e acho que a tecnologia usada com sabedoria e pensando no bem-estar de todos só tem a contribuir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário